Como abrir e gravar ficheiros ISO (imagens de CDs)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, agosto 3
Os ficheiros ISO são imagens completas de CDs ou DVDs.

Com eles você pode transportar os seus CD's num dispositivo portátil, ou instalar programas em computadores sem drives de CD/DVD, bastando para isso, que o computador de destino tenha um programa capaz de ler esses ficheiros.

As versões mais recentes do Windows (Windows 7, Windows 8 e 8.1), suportam a leitura e gravação de ficheiros ISO, sem recorrer a programas externos. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Gravar ISO no Windows.

Uma das grandes vantagens de utilizar arquivos ISO, é poder instalar o Windows (ou outro sistema operativo) em computadores sem drive de CDs/DVDs.

Como abrir ficheiros ISO?


Um programa gratuito capaz de abrir os ficheiros ISO é o Daemon Tools Lite. Poderá fazer o download em: Daemon-tools

Atenção: Durante a instalação do programa, é-lhe oferecida uma barra de ferramentas para o navegador. Caso não pretenda instalar esse complemento, opte pela instalação personalizada e desmarque a caixa de verificação do complemento.

Após a instalação execute o programa e clique no botão "Adicionar Imagem". Selecione o ficheiro que pretende abrir e pressione o botão "Play" (Montar) para executar o ficheiro ISO.

abrir e gravar ficheiros ISO

Se tudo correu bem, você encontrará uma nova unidade de CD/DVD (virtual) no diretório "O meu Computador".

Este tipo de ficheiros pode ser muito útil, caso a sua drive de CDs avarie.

Como gravar ficheiros ISO


Outra solução para utilizar os seus ficheiros ISO é proceder à gravação dos mesmos em CD / DVD. Para isso, você terá de utilizar um programa de gravação de CD/DVD próprio.

Nós recomendamos o programa gratuito: Ashampoo Burning Studio.

Seja o primeiro a comentar em " Como abrir e gravar ficheiros ISO (imagens de CDs) "