Como formatar e Reinstalar o Windows 7 (Vídeo Aula)

Por Jorge Sampaio terça-feira, abril 12

Hoje o SafePC Tuga irá explicar como formatar e reinstalar o Windows 7, sem perder os seus arquivos. Para o ajudar, criamos uma vídeo aula onde explicamos todos os procedimentos passo a passo. Antes de formatar poderá tentar recuperar o Windows:


Antes de prosseguir, tenha em atenção:

1. Se o DVD do Windows não vinha incluído com o seu computador, consulte o seguinte artigo: Como Criar CD/DVD do Windows, para criar um DVD do Sistema Operativo.

2. Se deseja instalar o seu Windows por pendrive (para formatar um Netbook), deverá criar uma pendrive bootable, veja como fazer aqui: Instalar Windows 7 por pendrive.

Formatar e Reinstalar o Windows 7


Em primeiro lugar, salvaguarde os seus arquivos utilizando o AOMEI Backupper. O programa é gratuito e permite criar uma cópia de todos os seus arquivos (imagens, músicas, etc.), poderá hospedar posteriormente os seus arquivos online (até 25 GB).

Veja como fazer aqui: Como criar um backup Online.



Subscrever o SafePC Tuga no YouTube


Após salvaguardar os seus arquivos poderá dar início à reinstalação do Windows 7.

1. Insira o DVD do Windows 7 na drive e reinicie o computador.

Entre no Setup da placa mãe, pressionando a tecla “DEL” (ou tecla F2) e altere a ordem de arranque (Boot), colocando a drive de CDs/DVDs em primeiro lugar e o disco rígido em segundo lugar. Guarde as alterações e reinicie novamente o computador;

Importante: Após terminar a reinstalação do Windows deve colocar o disco rígido a arrancar novamente em primeiro lugar.

2. Ao reiniciar o computador, surgirá uma mensagem "Pressione uma tecla para continuar", deverá pressionar uma tecla à sua escolha, para dar início à instalação do Windows.

Selecione o idioma do Windows (veja como mudar idioma do Windows aqui) e clique em Instalar.

3. Aceite os termos de utilização e pressione "Seguinte". Selecione Instalação "Personalizada" (ou Custom) - Avançadas - Identifique a unidade (ou partição) onde pretende instalar o Windows;

4. Clique em “Opções de unidade” - “Formatar” - Confirme pressionando “OK”;

Atenção: Alguns fabricantes guardam o backup do Windows numa partição em separado, não deve formatar essa partição sob pena de perder definitivamente o seu sistema;

5. Clique em "Seguinte" e aguarde enquanto o seu sistema é instalado. Esta operação poderá demorar vários minutos dependendo da performance do seu computador.

formatar windows 7

6. Após concluir a reinstalação, crie uma conta de utilizador (veja como criar uma senha forte aqui) e termine digitando o Serial do seu Windows.

Ative as atualizações automáticas do seu computador e defina o horário do seu PC. Por fim, defina o tipo de rede à qual o seu computador estará ligado (Casa, trabalho ou pública) e aguarde enquanto o Windows reconhece a rede.

O Windows está pronto a ser utilizado.

Reposição dos seus Arquivos e Drivers

Após reinstalar o Windows 7, faça o download do nosso Kit Essencial de programas para o computador.

Para que o seu Windows funcione corretamente deverá instalar todos os drivers. Um procedimento fácil e rápido se utilizar o SlimDrivers ou o DriverMax, veja como fazer aqui:

Driver Max (necessita de registo grátis).

Caso possua alguma dúvida deixe o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Como formatar e Reinstalar o Windows 7 (Vídeo Aula) "