Corrigir erro Falta BootMSG do Windows | Resolvido

Por Jorge Sampaio segunda-feira, dezembro 1
A pedido de um leitor iremos explicar como corrigir o erro Falta bootmsg (ou Bootmsg is missing).

Esta mensagem de erro surge quando o sector de arranque do Windows foi danificado, sendo necessário substituir os arquivos de arranque usando o DVD do Windows.

Esta operação não requer a formatação do Windows, ou seja, você não irá perder os seus arquivos. Para iniciar a recuperação você irá necessitar do DVD do Windows (ou de backup do Windows).

Este procedimento é válido para todas as versões do Windows XP, Vista, 7 e 8 (com algumas variantes).

Corrigir erro Falta BootMSG do Windows


E se eu não possuir o DVD do Windows?

Você poderá pedir emprestado um DVD a um amigo (que possua a mesma versão do Windows).

Usar um DVD do Windows emprestado para reparar o PC é totalmente legal, não existindo problemas com as licenças.

E se mesmo assim não conseguir um DVD do Windows?

Você poderá baixar uma versão do Windows da Internet (diretamente de um parceiro Microsoft), por exemplo usando os seguintes links: Links para Windows.

Depois basta gravar o arquivo de imagem ISO diretamente no DVD, usando um programa específico. Para mais detalhes, poderá consultar o seguinte tutorial: Abrir e gravar ficheiros ISO.

Corrigir erro Falta BootMSG


Comece por inserir o DVD do Windows na drive e reinicie o computador. Na primeira tela, aceda ao ecrã de configuração da placa mãe (normalmente pressionando a tecla de atalho que surge no ecrã, por exemplo F2 ou Del etc.).

Configure a ordem de arranque (Boot) colocando a Drive de DVD a arrancar em primeiro lugar. Guarde as alterações e volte a iniciar o computador, que desta vez irá arrancar no setup do Windows.

Reparar o Windows


Para exemplificar iremos explicar como reparar o Windows 7. Para isso, comece por selecionar o idioma do Windows e quando surgir o botão "Instalar agora" procure a opção "Reparar o computador".

Falta BootMsg do Windows - reparar windows


Na lista de opções que surge selecione "Command Prompt".

cmd do windows

Agora digite na linha de comandos:

bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd

No Windows 8, introduza o DVD de instalação do Windows e selecione a opção "Reparar o seu computador" - Resolução de Problemas - "Opções avançadas" - "Linha de comandos". Por fim, basta digitar os comandos descritos em cima.

No Windows XP, introduza o CD de instalação e quando surgir a tela de arranque pressione a tecla "R" para entrar na reparação. Na janela de linha de comandos pressione a tecla "1" para entrar na sua instalação e digite o nome de usuário e a respectiva senha para entrar no Windows.

Por fim, digite os seguintes comandos:

fixmbr 
fixboot 

Reinicie o Windows para concluir a reparação.

Seja o primeiro a comentar em " Corrigir erro Falta BootMSG do Windows | Resolvido "