Como Melhorar o Desempenho do PC (ao Máximo)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, novembro 2
Com o passar do tempo é normal que o seu computador vá perdendo performance, ficando cada vez mais lento. No entanto, existem varias dicas que permitem melhorar o desempenho do PC significativamente, sem recorrer a opções mais "extremas" como formatar o computador.

Como Melhorar o Desempenho do PC


Desactivar programas no Arranque

Uma forma simples de melhorar o desempenho do PC (especialmente ao iniciar o Windows) é desactivando os programas que arrancam com o sistema. Para isso, basta iniciar o Gestor de Tarefas (Atalho: CTRL + SHIFT + ESC) e clicar no separador “Arranque”.

acelerar arranque do PC


Se está a usar versões antigas do Windows (como o XP), poderá usar o CCleaner para desativar os programas no arranque.

Dica: sabia que pode usar o AVG TuneUp para medir o impacto dos programas no desempenho do PC? Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: AVG TuneUP.


Limpar arquivos desnecessários

Se o disco do seu computador estiver "cheio", poderá ficar bastante lento. Para libertar espaço poderá usar uma ferramenta nativa do Windows, que permite limpar os arquivos desnecessários do computador.

Para usar esta ferramenta basta aceder ao "Meu Computador" e clique com o botão direito do rato na unidade de disco (normalmente C:). Em seguida, aceda às "Propriedades"- "Limpeza do disco".

limpeza de dados


Remover Malware (Spyware, Adware, etc)

O Malware pode tornar o seu computador lento e instável, bem como levar à perda de dados importantes.

Mesmo que possua um Antivírus atualizado, é recomendado usar programas como o Malwarebytes Anti-Malware ou o AdwCleaner para obter uma “segunda opinião“.

Readyboost (aumente a RAM do PC)

O Windows possui uma funcionalidade interessante que permite usar um pendrive como memória RAM, permitindo aumentar o desempenho do computador (especialmente em computadores mais antigos). Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como Usar o Ready Boost.

ready boost


Desabilitar a Indexação de Pesquisa do Windows

O serviço de indexação da pesquisa do Windows, analisa os arquivos do seu computador gravando a informação, permitindo que a pesquisa do Windows funcione mais rapidamente.

Embora possa ser útil, é uma funcionalidade que consome muitos recursos do computador. Para desativar esta funcionalidade, basta pesquisar por "services.msc" usando a pesquisa do menu iniciar do Windows (ou da pesquisa do Ambiente Metro no Windows 8).

Procure a funcionalidade Windows Search e com o botão direito do rato, aceda às propriedades. No campo “Tipo de Arranque“, selecione a opção “Desactivar”.

Desabilitar a Indexação de Pesquisa do Windows


Remover Programas Que Não Usa

Possui programas instalados que não usa? Proceda à sua remoção do programa por completo, para ganhar espaço e performance. Para desinstalar um programa por completo (arquivos relacionados e entradas de registro), recomendamos a utilização do Revo uninstaller.

Limpar menu “Enviar Para”

O Menu Enviar Para possuí atalhos bastante úteis. No entanto, é possível que alguns programas adicionem entradas no Menu "Enviar Para" totalmente desnecessárias. Você poderá remover (ou adicionar outras entradas que necessite), seguindo os procedimentos do seguinte tutorial: atalhos menu enviar para.


Limpar o interior do Computador

Com o passar do tempo é normal que o seu computador acumule pó no seu interior. Este pó provoca sobreaquecimento dos componentes que pode provocar lentidão e instabilidade do sistema. O aquecimento também reduz o tempo de vida dos seus componentes e aumenta o ruído produzido pelo computador.

ventoinha com pó


Para verificar se o computador necessita de uma limpeza, deverá analisar a temperatura dos seus componentes. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como verificar a temperatura do PC.

Teste os seus Programas, usando um Computador Virtual

A constante instalação e remoção de programas pode deixar o seu computador bastante lento. Para evitar este cenário, existe uma alternativa viável que consiste na utilização de máquinas virtuais (que funcionam como "computadores dentro do seu PC"). Na prática, você poderá instalar esses programas nas máquinas virtuais sem comprometer o seu PC.

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar uma máquina virtual.

Desativar Animações

Desactivar as animações do Windows permite acelerar o desempenho gráfico do seu computador. Para isso, comece por aceder ao Painel de Controlo e na barra de pesquisa que surge no topo da janela digite "Opções avançadas do Sistema".

Agora aceda ao separador "Avançadas" e no campo "Desempenho", clique em “Definições“. Selecione as opções que pretende desactivar, ou simplesmente marque a caixa de seleção "Ajustar para melhor desempenho".

desativar animações do windows


Outras dicas para acelerar o PC



Seja o primeiro a comentar em " Como Melhorar o Desempenho do PC (ao Máximo) "