Como desativar a Cortana no Windows 10 (regedit)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, setembro 15
Com o update de aniversário do Windows 10, a Microsoft tornou mais complicado a desactivação da assistente pessoal Cortana. A Microsoft têm se esforçado para melhorar as capacidades da Cortana, e atualmente já é possível desligar o PC com a voz, criar lembretes, identificar a música que está a tocar, etc.

No entanto, foram introduzidas algumas alterações à Cortana que tornaram a assistente mais restritiva.

É notório que a Microsoft tentou "puxar a brasa à sua sardinha" fazendo a Cortana usar o navegador "Microsoft Edge" (ao invés do navegador padrão) e o motor de busca Bing.

No entanto, se não utiliza este serviço, e pretende libertar recursos do seu computador, poderá desativar a Cortana recorrendo a um pequeno "hack" no registro do Windows (regedit).

Como desativar a Cortana no Windows


Como desativar a Cortana no Windows 10


Comece por abrir o registro do Windows acedendo ao "Gestor de Tarefas" (teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC), Aceda ao menu "Arquivo" (ou Ficheiro) - Nova Tarefa - digite regedit.exe e pressione a tecla Enter.

Agora, aceda ao diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search

Na pasta Windows Search clique com o botão direito do rato e selecione "Novo" - Dword (32bits). Crie um novo valor com o nome "AllowCortana" (sem aspas) e atribua o valor de 0 (zero).



Versões Pro e Enterprise


Caso possua as versões PRO ou Enterprise do Windows 10, poderá usar o editor de Politicas de Grupo para desactivar a Cortana.

Para isso, basta pressionar as teclas de atalho Windows+R e digite gpedit.msc.

Aceda ao diretório "Configuração do Computador" - Modelos Administrativos - Componentes do Windows - Procurar. Na secção à sua direita procure o parâmetro "Permitir Cortana" e com o botão direito do rato selecione "Desactivar".



Está pronto, caso tenha dúvidas bastará enviar o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Como desativar a Cortana no Windows 10 (regedit) "