Windows só reconhece 3GB RAM - Como resolver?

Por Jorge Sampaio terça-feira, setembro 13
Pergunta: O meu computador foi formatado e agora só reconhece 3 GB de RAM. O meu computador possui 4GB, o que se passa? Será um módulo de RAM avariado?

Resposta: Provavelmente foi instalada a versão 32 bits do Windows no PC. A versão 32 bits apenas suporta 4 GB de RAM, a qual deve ser descontada a RAM da placa gráfica. Portanto, se a placa gráfica possui 1 GB de RAM, o seu computador só irá reconhecer 3 GB de RAM.

Windows só reconhece 3GB RAM


Windows só reconhece 3GB RAM - Como resolver?




Para resolver o problema, é necessário instalar a versão 64 bits do Windows. Infelizmente, será necessário reinstalar o Windows de raiz, ou seja, será necessário formatar do Windows para instalar a nova versão.

Em termos práticos, você poderá usar a mesma licença para proceder à instalação do Windows 64 bits. Por último, é importante referir que é necessário possuir um processador compatível com a arquitectura 64 bits.

Para saber a versão do Windows que você está utilizar, clique com o botão direito do rato no ícone "O meu Computador" e selecione "Propriedades".

Em alternativa, poderá pressionar as teclas Windows + X e na janela de opções que surge escolher a opção "Sistema".

Verifique o campo "Tipo de Sistema" onde encontrará a versão do Windows instalada, bem como a arquitectura do Processador.



Caso encontre a indicação que o processador suporta a versão x64, poderá avançar para a instalação do novo sistema. Para mais detalhes, talvez queira consultar o nosso tutorial:




Caso tenha dificuldades, poderá enviar o seu comentário expondo todas as suas dúvidas.

Seja o primeiro a comentar em " Windows só reconhece 3GB RAM - Como resolver? "