S.M.A.R.T Status Bad - Backup and Replace | Como resolver?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, dezembro 4
Sempre que tenta iniciar o computador é confrontado com a mensagem "S.M.A.R.T Status Bad, Backup and Replace. Press F1 to resume..."? Saiba o que significa esta mensagem, e como resolver o problema.

S.M.A.R.T Status Bad - Backup and Replace

O que é o S.M.A.R.T?


O acrónimo S.M.A.R.T significa Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology . Ou seja, é uma ferramenta que permite monitorizar a "saúde" do seu disco rígido, permitindo compreender se existe o risco do mesmo avariar.

A tecnologia S.M.A.R.T consegue monitorizar mais de 80 parâmetros do seu disco, analisando os comportamentos "suspeitos" que o disco possa apresentar. Esses parâmetros incluem a temperatura, a velocidade de rotação, os ciclos de escrita, níveis de vibração, sectores corrompidos, etc.

Quando surge a mensagem de "Status Bad", significa que existe um risco iminente do seu disco avariar, e que deve ser feito o backup dos arquivos. O Windows permite-lhe visualizar os resultados do "S.M.A.R.T" através da linha de comandos.

Para isso, basta clicar com o botão direito no ícone do menu Iniciar e selecionar a opção "Linha de Comandos (Admin)". Digite o seguinte comando:

wmic diskdrive get status


Quando o disco funciona corretamente, irá obter a mensagem "OK".



Desligar o SMART na Motherboard


Muitos tutoriais na Internet sugerem que a solução passa por desativar a funcionalidade "S.M.A.R.T" na Motherboard. No entanto, essa ideia é errada. Você apenas estará a impedir que o computador o avise que está prestes a perder os seus valiosos arquivos.

Ao continuar a usar o disco, a situação irá se agravar, e os sintomas começam a ser mais evidentes, como a lentidão extrema do PC, impedindo o usuário de efetuar qualquer tarefa.

Porque razão só o disco rígido usa esta tecnologia?

O que o leitor provavelmente se estará a perguntar, é por que razão outros componentes, como a placa gráfica, a memória RAM ou até mesmo a motherboard não possuem uma tecnologia semelhante.

A resposta é simples, se um dos desses componentes avariar (por exemplo, a placa gráfica), pode ser facilmente substituída. Mas se um disco rígido falhar, leva à perda parcial / total dos dados. Se não possui um backup dos seus arquivos, todas as suas fotos de família, documentos e vídeos podem se perder para sempre.



Qual é a verdadeira solução?

A verdadeira solução passa pela substituição do disco rígido, aproveitando o facto de ele ainda trabalhar para criar um backup dos arquivos mais importantes, ou criar uma cópia total do seu computador (Windows + arquivos) para um novo disco.

Mas seja rápido...o disco poderá estar nos seus minutos finais de vida.

Seja o primeiro a comentar em " S.M.A.R.T Status Bad - Backup and Replace | Como resolver? "