Como Reparar o MBR (Master Boot Record) do Windows

Por Jorge Sampaio sexta-feira, fevereiro 16
O Master Boot Record (geralmente reduzido como MBR) é um conjunto de informações armazenado no sector "Boot", que permite controlar o processo de inicialização para o Windows. No MBR, é possível encontrar a assinatura do disco, a tabela de partições do disco e um pequeno código chamado de "Master Boot Code".

Quando a secção MBR fica corrompida, o  Windows deixa de conseguir arrancar, podendo exibir mensagens de erro como por exemplo:

  • Error loading operating system;
  • Missing operating system;
  • Reboot and select proper boot device;
  • Invalid partition table;
  • Bootmgr is missing;
  • FATAL: No bootable medium found! System halted.

Como reparar o MBR (Master Boot Record)


Como reparar o MBR (Master Boot Record)


Para recuperar o arranque do seu Windows, basta usar o Ambiente de recuperação do próprio Windows. Para isso, será necessário criar um suporte de instalação (poderá usar um computador diferente).

Agora inicie o seu computador através do suporte de instalação (Pen USB ou DVD). Para isso, será necessário alterar a ordem de arranque (boot) na BIOS (ou UEFI) da sua motherboard.

No ecrã que surge, selecione a opção "Reparar o meu computador". Selecione a opção "Resolução de problemas".



Agora selecione a opção "Reparo Automático", que lhe permite recuperar o arranque do Windows automaticamente.



O Windows não foi reparado..e agora?


Caso a ferramenta de recuperação não consiga recuperar o arranque do Windows, poderá usar a Linha de comandos para uma reparação rápida e eficaz. Volte a iniciar o computador através do suporte de instalação e selecione a opção "Reparar o Meu computador" - Resolução de problemas - Prompt de comando (Linha de comandos). Digite o seguinte comando:

bootrec /fixmbr

Este comando consegue restaurar o Master Boot Record (MBR), sem "destruir" a tabela de partições do disco. Caso seja necessário criar um sector de arranque completamente novo, poderá usar o comando "fixboot".

Este comando é bastante útil caso a secção "Boot" tenha sido rescrita por outro sistema operativo, ou infectada por malware. Digite o seguinte comando:

bootrec /fixboot

Esta segunda opção irá criar uma nova lista de partições, pelo que poderá ser necessário reconfigurar as opções de arranque em computadores com múltiplos sistemas operativos. Se tudo correu bem o seu computador conseguirá iniciar normalmente.

Caso nenhuma das opções seja eficaz, poderá ser necessário proceder à reinstalação do Windows. Este processo pode ser feito ser perder os seus arquivos. Para isso, basta usar a opção "Recuperação da imagem do sistema".

Seja o primeiro a comentar em " Como Reparar o MBR (Master Boot Record) do Windows "